terça-feira, 27 de março de 2012

Amigurumi

Sempre é bom manter-mos informados e conhecer coisas novas. Hoje estou postando sobre o que é amigurumi, por muitos ainda desconhecidos, talvez até vejam e saibam como é, mas não sabem que esse é seu nome.

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Amigurumi (編みぐるみ? lit. bicho de pelúcia feito de crochê) é uma técnica japonesa para criar pequenos bonecos feitos de crochê ou tricô. Apesar da popularidade de bichos de pelúcia e bonecas, a técnica também é usada para objetos como utensílios domésticos e comida de características antropomórficas.


Popularização

A criação de bonecos de crochê, apesar de costume milenar [carece de fontes], ressurgiu no Japão apenas nos anos 80 acompanhando o mercado que tinha como foco jovens do sexo feminino que inundava prateleiras com produtos como a boneca Hello Kitty [nota 1]. Logo o desejo por brinquedos e objetos com aparência meiga, assim como a da boneca, criou demanda o suficiente para motivar revistas de grande audiência feminina a publicar receitas passo-a-passo de como criar amigurumis. A prática se popularizou e em 10 de Janeiro de 2002 a Associação Japonesa de Amigurumi foi criada [nota 2][2] }}, a técnica já então contava com vários livros e revistas de passo-a-passo disponíveis em japonês. Com a popularização dacultura japonesa ao redor do mundo, o amigurumi também ficou conhecido em outros países, principalmente por meio de fóruns e blogs em que receitas são criadas e distribuídas muitas vezes gratuitamente.

Técnica


O amigurumi é constituído de formas geométricas, geralmente com cabeça e tronco em forma de esfera e membros cilíndricos. O corpoenfatiza olhos e cabeça grandes, com tronco mediano e membros desproporcionalmente pequenos. Cabeças podem ou não conter narizes e boca, com grande variedade nos materiais que podem ser usados para os olhos. Os tamanhos de um amigurumi pronto em sua maioria variam de 10 a 30cm, articulações feitas de arame são bastante utilizadas para que o boneco possa se manter em posições específicas.
A confeção de um amirugumi em crochê é feita com lã mediana e agulha 4mm. Apesar da multitude de técnicas, a prevalecente é o uso de ponto baixo aliado ao anel mágico que evita o furo junto ao centro da esfera, reduções invisíveis conhecidas como invisible decrease são usadas para manter a consistência do ponto impedindo que o recheio vaze.

Referências

  1.  Modern Japan:A social and political history:second edition por Elise K. Tipson página 216 [1]
  2.  http://amigurumi.jp/01.html 20 de dezembro de 2011

Retirado de http://pt.wikipedia.org/wiki/Amigurumi  em 27 de março de 2012, as 23:48 horas.







Nenhum comentário:

Postar um comentário